Conecte-se

#Dengue

Com sintomas mais graves, reinfecções de dengue preocupam no RS

A Matinal News de hoje destaca: reinfecções de dengue preocupa especialistas; pedido de destituição da reitoria da UFRGS avançou no Conselho Universitário e privatização do Dmae

Redação do Matinal Jornalismo
#Dengue4 de mai. de 235 min de leitura
Foto: Cristine Rochol / PMPA
Redação do Matinal Jornalismo4 de mai. de 235 min de leitura

Com 9 mil casos de dengue e 18 mortos pela doença – número atualizado ontem –, o Rio Grande do Sul enfrenta um cenário de agravamento da situação de pacientes reinfectados pelo vírus. A falta de diagnóstico tem alarmado especialistas em saúde, que reforçam os cuidados para frear as transmissões. A dengue, lembra o epidemiologista Paulo Petry ao G1, tem quatro sorotipos distintos. Isso quer dizer que, teoricamente, uma pessoa pode ter até quatro vezes dengue. O receio das novas infecções, segundo Petry, são “sintomas mais graves e que, infelizmente, podem levar ao óbito”. Contudo, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde não tem estimativa sobre reinfecções. De acordo com o diretor-adjunto do órgão, Marcelo Vallandro, a Vigilância apenas monitora qual sorotipo está circulando em uma localidade “porque isso mostra a potencialidade de casos graves”. Há duas vacinas contra a dengue aprovadas pela Anvisa e disponíveis somente na rede privada.

Pedido de destituição de reitor e vice-reitora da UFRGS avança no Consun – O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Consun) deu andamento ao pedido de destituição da atual reitoria. Em sua última sessão ordinária, o colegiado, que é a instância máxima da UFRGS, elegeu uma comissão especial para tratar do caso. Um parecer deve ser conhecido em cerca de três meses e será votado pelo plenário do órgão. Caso haja definição pela destituição, o pedido será encaminhado ao Ministério da Educação, que tem a palavra final. Protocolado em março, o documento que pede a saída imediata do reitor Carlos Bulhões e da vice Patrícia Pranke foi assinado por 39 professores da instituição. A argumentação aponta desde falhas administrativas até alinhamento com a extrema direita. Em 2021, a chapa já havia sido alvo de pedido de destituição aprovado pelo Consun, mas arquivado pelo MEC.

Novo defende concessão do Dmae sem votação na Câmara – Um parecer jurídico da bancada do Partido Novo na Câmara Municipal entende que não há necessidade de aprovação por parte dos vereadores para a Prefeitura de Porto Alegre conceder parte dos serviços do Dmae à iniciativa privada – entendimento que foi contestado pela oposição na Casa. Iniciativa do Executivo, a concessão parcial de serviços prestados pelo departamento que gerencia a água e o esgoto da Capital encontra dificuldades na Câmara. Ao Matinal, a administração municipal disse que fará um “amplo diálogo” a respeito do assunto e informou que o modelo de concessão segue em avaliação “tanto no aspecto técnico como no âmbito jurídico”. Leia mais na reportagem do Matinal.

Piratini cogita destinar imóveis desocupados a habitação popular e construção de quadras esportivas – Prometendo aprimoramento da gestão do patrimônio e novas alternativas para garantir o usufruto de 3,2 mil espaços desocupados no RS, o governador Eduardo Leite (PSDB) apresentou, ontem, a plataforma que reúne informações sobre os imóveis pertencentes ao estado. O sistema agiliza, segundo Leite, a avaliação das demandas de prefeitos para a utilização de propriedades sem uso nos municípios. O Piratini espera aproveitar os imóveis por meios de alienações – vendas diretas dos bens em concorrências públicas – e permutas, trocas de propriedades do estado por contrapartida de compradores. Nem todas as propriedades, no entanto, serão priorizadas para venda e permuta: projetos de moradia popular e construção de quadras de esporte por meio de parcerias são outras opções cogitadas pelo governo.


Outros links:

  • Mais de 240 mil doses contra a covid, sendo 212 mil bivalentes, foram distribuídas a municípios gaúchos. A procura pela nova vacina, porém, está abaixo do esperado no RS.

  • O plenário da Câmara aprovou projeto que simplifica taxas de licenciamento na Capital. Com isso, não haverá mais a diferenciação de valores para solicitação de documentos, como emissão de habite-se e licenças para obras de simples natureza.

  • A troca de local do show dos Titãs para a Fiergs gerou reclamação dos fãs de Porto Alegre. Aqui, o serviço do show.

  • O projeto de reformulação do IPE Saúde deve ser enviado à Assembleia apenas na metade do mês. A ideia inicial era protocolar a proposta ainda nesta semana.

  • Chefe da Casa Civil do governo Leite, Artur Lemos definiu como “aberração” as ações judiciais contra a privatização da Corsan.

  • O deputado estadual Leonel Radde (PT) é alvo de investigação por violência doméstica contra a ex-companheira. O parlamentar confirma uma discussão, mas nega que tenha agredido a mulher, que recebeu medida protetiva.

  • “O noticiário está quente. É só rolo. O capitão sente a respiração da lei no seu cangote”, escreve Juremir Machado a propósito da investigação da Polícia Federal sobre as supostas fraudes nos dados de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Cultura

Agenda (🔒)

Na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o Aquece Noite dos Museus 2023apresenta, a partir das 18h, a performer Julha Franz, os músicos Lucas Fê Paulinho Fagundes e o Duo Teiniágua, formado pelas musicistas Ana Matielo e Clarissa Ferreira.

Café Trio – Lucas FêLuiz Mauro Filho e Nico Bueno – retorna ao Espaço 373, às 20h, com os sopros de Ronaldo Pereira e Bruno Silva

Às 21h, o Café Fon Fon comemora 11 anos com show de Demétrio Xavier.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Sabe quando a gente deita para dormir à noite e, mesmo com o cansaço, parece que a mente acelera pensando nos problemas do dia que passou e do próximo? Isso se chama “ansiedade pré-sono” e, neste fio no Twitter, a biomédica Mellanie Fontes-Dutra explica as características desta condição e maneiras de amenizá-la, além de enfatizar a importância das fases do sono para o nosso cérebro.

#Dengue
Reeinfeccções
RS